sábado, 28 de junho de 2014

2º - JOSÉ JAILTON OLIVEIRA BATISTA - 01-01-199

No sítio Seriem, zona rural do município de Ererê, no dia 03 de Agosto de 1966, nascia José Jailton Oliveira Batista, popularmente conhecido como Jaillton.
            Sendo o filho mais velho do casamento do Sr. Damião Batista Paiva e da Sra. Franklina Paiva e Oliveira, carinhosamente chamada até os dias de hoje de dona Didi.
            Jailton iniciava sua vida escolar no ano de 1977, concluindo o 1º Grau, no final do ano de 1983, no Ginásio Antonio Lopes de Queiroz, localizado na sede deste município.
            Na continuação de seus estudos, Jailton agora com mais um pouco de dificuldades devido ao deslocamento para cidade de Pereiro, já que foi nesta cidade que concluiu o ensino de 2º Grau no ano de 1987.
            Aos 26 anos de idade, no ano de 1992, sendo Cristão evangélico da congregação assembléia de Deus, casou-se com a jovem também evangélica, Joelma Dantas de Lima Oliveira, com quem constituiu uma familia com três filhos, sendo eles: Matheus Dantas de Oliveira Paiva, Indamara Simone Dantas de Oliveira Paiva e Júlio César Dantas de Oliveira Paiva,
            No processo de emancipação, ainda muito jovem, porém com muita inteligência, Jailton foi muito importante para o processo, dando a sua colaboração para que o tão sonhado desmembramento de Pereiro, realmente acontecesse, sendo um dos lutadores e assinantes do abaixo assinado solicitando a condição de município a Vila de Ererê.
            Em 1986, foi coordenador local do censo agropecuário emm Ererê, junto a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Ainda em 1986, implantou o primeiro curso de datilografia no município de Ererê, sem esquecer que, ainda neste ano, exerceu a profissão de fotografo em toda nossa região.
            Passada o período do recenseamento, em 1987, Jailton a procura de melhoras, desloca-se para o Estado do Acre, ficando lá por dois meses, sem muito sucesso, de lá mesmo viajou para a cidade de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, ficando nesta cidade por oito meses, trabalhando como trabalhador autônomo no ramo das atividades de crediarista. No início do ano de 1988, já de volta a sua terra natal, Jailton foi também Coordenador da Comissão de Emergências junto a EMATECE.
            Neste mesmo ano, Jailton foi muito importante na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ererê – STR, chegando a exercer o cargo de Presidente do referido Sindicato.
Nas eleições municipais de 1988, Jailton foi eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, o vereador mais bem votado desta eleição, sendo seu nome sufragado 283 vezes.
            Durante os quatro anos do seu mandato de vereador, a convite do então prefeito eleito, Luiz Moura, assumiu a Secretaria de Administração deste município.
            Neste mesmo período, precisamente no ano de 1989 e 1990, assumia também o cargo de Professor de Matemática e de Organização Social da Política Brasileira – OSPB, junto ao Centro Educacional Antonio Lopes de Queiroz, a convite do então diretor, José Romilton Cavalcante.
            Em 1992, alcançou o mais importante cargo político deste município, apoiado pelo prefeito Luiz Moura, e pelos aliados, que também haviam apoiado Luiz Moura, Jailton foi eleito, como, o mais jovem prefeito da cidade de Ererê, com 26 anos de idade, pelo Partido Social Democrático Brasileiro – PSDB, tendo na sua chapa como vice prefeito o Sr. José Pessoa Lira, mais conhecido como Jozimar Simão, alcançaram o total de 1.792, vencendo a chapa encabeçada  pelo Sr. José Pessoa de Quairóz (Zé Pessoa).
 Empossado em 1º de Janeiro de 1993, Jailton juntamente com o seu vice prefeito e os vereadores eleitos, exerceram seus respectivos mandatos, até o dia 31 de Dezembro de 1996, ano em que o prefeito Jailton implantou a Rádio Comunitária de Ererê, através da Associação Comunitária dos Moradores de Ererê – AME, assumindo ele mesmo a presidência da Associação.
            Continuando com a sua trajetória política, nas eleições municipais de 2000, Jailton foi eleito como vice prefeito pelo Partido Progressista Social – PPS na chapa liderada pelo então, prefeito eleito o Sr. José Romilton Cavalcante, provando assim, ser um político e prestigio e credibilidade no município de Ererê, ficando no cargo até o dia 31 de Dezembro de 2004.
            Atualmente, filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT, residindo na cidade de Limoeiro do Norte no Estado do Ceará, juntamente com sua esposa e filhos, é considerado um empresário bem sucedido, trabalhando no ramo de distribuição de combustíveis e Gás GLP em toda Região do Vale do Jaguaribe, Jailton nunca deixou de visitar sua terra natal, nem tão pouco deixou de fazer parte das decisões políticas, que visam o melhoramento desta cidade.
            Portanto, é correto afirmar que, diante de tão vitoriosa trajetória, Jailton é um dos mais fortes e bem quistos políticos deste município, por tudo que fez e que ainda pode fazer por esse povo, independentemente estando dentro ou fora do cenário político municipal.
FONTE - ERERETERRADAGENTE.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ALTO SANTO, ARACATI ,ERERÉ, ICÓ, IRACEMA, JAGUARUANA, LIMOEIRO DO NORTE, PEREIRO, POTIRETAMA, QUIXERÉ E TABOLEIRO DO NORTE. ESTE É O 49º BLOG DO STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN