sábado, 28 de junho de 2014

3º - JOSÉ PESSOA DE QUEIROZ MOURA - 01-01-1997

José Pessoa de Queiroz Moura (Zé Moura), nasceu na cidade de São Miguel, no vizinho estado do Rio Grande do Norte, no dia 09 de Agosto de 1941, filho do agropecuarista, o Sr. Francisco Pessoa de Moura e da Sra. Lúcia Pessoa de Moura.
A Política sempre esteve presente na sua vida, como um dos filhos mais velhos, participou da vida política do seu pai, que, enquanto Ererê, era Distrito de Pereiro, chegou a ser eleito ao cargo de vice prefeito. Esse foi apenas um dos fatos que levaram Zé Moura, a penetrar no cenário político do município.
No ano de 1983, juntamente com outras lideranças, deu uma grande contribuição para a Emancipação deste município. Na condição de latifundiário bem sucedido, tinha muita liderança com moradores de suas propriedades, liderança essa, que foi constituída com carisma e favores em prol dos mais necessitados.
Continuou sempre a lutar pela Emancipação deste município, desde no apoio e na assinatura do abaixo assinado, que pedia que Ererê passasse de Distrito, a condição de sede do município, até usar de sua influência com políticos da capital do estado e do interior, para que o sonho da Emancipação, se tornasse realidade.
Casou-se com a Sra. Maria Lucinete de Queiroz Moura, e deste casamento, tiveram três filhos: Francisco Otoni de Queiroz Moura, formado em Direito, residindo hoje, na cidade de Fortaleza, e Lúcia Grasiely de Queiróz Moura Paiva, cursando o curso de Licenciatura Plena em Historio, residindo ainda, no município de Ererê, e José Leonardo de Queiróz Moura (falecido).
Sua força e prestígio na política local, foi posta em prova, quando, nas eleições municipais de 1988, foi um dos principais responsáveis pela vitória do seu irmão Luiz Moura, que foi eleito ao cargo de prefeito municipal de Ererê.
Não satisfeito, em busca de melhoras para o nosso município, Zé Moura, mais uma vêz, colocar sua força política a prova, foi quando nas eleições municipais de 1996, apoiado pelo então prefeito, Jailton Batista e pelo ex-prefeito e irmão Luiz Moura, resolve ser ele o próprio candidato a prefeito de Ererê.
No mês de Junho de 1996, na convenção municipal, realizada em Ererê, filiado ao Partido Social Democrático Brasileiro – PSDB, Zé Moura,, oficializa sua candidatura ao cargo de prefeito, tendo como vice prefeito, o Sr. Manoel Martins Alves (Nelson Martins).
Com a realização das eleições, Zé Moura, sagrou-se vencedor, sendo eleito com 1.710 votos, contra 1.487 votos da chapa adversária, composta por Zé Lira e Augusto Freire, respectivamente, candidatos a prefeito e vice prefeito.
Foi empossado, em 1º de Janeiro de 1997, ao lado dos nove vereadores e de seu secretariado, concluído seu mandato no dia 31 de Dezembro de 2000.
No dia 04 de Abril de 2002, Zé Moura, nos deixou vítima de um infarto fulminante. Conseguiu, ao longo de sua trajetória, deixar  sua marca na História deste município, e de toda sua família. Deixando, esposa, filhos, irmãos, parentes e amigos, Zé Moura, também deixou uma lacuna aberta no cenário político deste município.
Morreu com a certeza de ser, um dos mais fortes políticos deste município, bem como, com a certeza de não ter feito todo que quis, mas, com a certeza de ter feito, tudo o que se propôs a fazer em prol do seu povo e da sua terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ALTO SANTO, ARACATI ,ERERÉ, ICÓ, IRACEMA, JAGUARUANA, LIMOEIRO DO NORTE, PEREIRO, POTIRETAMA, QUIXERÉ E TABOLEIRO DO NORTE. ESTE É O 49º BLOG DO STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN